Nem sempre o jardim do vizinho é mais florido


Carregamos uma autocrítica muito forte, capaz de só enxergar desvirtudes na nossa nação. O mais engraçado, é que achamos engraçado e positivo espalhar aos quatro cantos do mundo nossas falhas, defeitos e erros. Os jornais tupiniquins fazem questão de exaltar os feitos dos países “desenvolvidas” e de mostrar nossa pseudo “inferioridade” frente as estas “super-poderosas” nações. Somos mais corruptos, mais “burros”, mais subdesenvolvidos, menos criativos….

Acho que está na hora de nos censurarmos menos e começarmos a nos perceber melhor. Esta semana estive lendo uma matéria sobre um programa humorístico italiano. Ele chama-se “Le iene” (as hienas) e se inspira no filme do Quentin Tarantino “Cães de aluguel”: todos os jornalistas-humoristas de terno preto, camisa branca e óculos escuros, humor negro que não respeita ninguém, nem o dono da bola (e ex-dono do governo). Muito parecido com o nosso “Pânico na TV”.

Pois bem, as Hienas fizeram um teste com os deputados italianos muito simples, para descobrir se eles estão informados sobre as grandes questões internacionais, e se têm uma boa base de conhecimentos gerais. Segundo alguns parlamentares italianos, Guantánamo está no Iraque – um deles diz que está no “Afaguistão”. Além disso, o efeito-estufa esfria o planeta, o presidente venezuelano se chama Gomez. O novo papa, segundo o deputado Fasciani (Oliveira, centro-esquerda) se chama João Paulo VI( e olha que o papa mora lá!), enquanto o deputado Castiello (Aliança Nacional, direita) acha que ele se chama Bonifácio. Para o deputado Greco (UDC, centro-direita) a descoberta da América foi em 1640, e seu colega de partido Lucchese garante que a gravidez humana dura 10 semanas. Aliás, o deputado Lucchese fez outra revelação bombástica: Nelson Mandela é o presidente do Brasil!

E o que acham do Dossiê (já que o assunto está na moda) inventado pelo governo britânico para justificar a invasão no Iraque. O documento fajuto indicava a construção de armas de destruição em massa por Saddam Hussein. Ou os escândalos abafados pelo governo americano contra o Bush Junior, acusado de ivandir o Iraque para favorecer a industria Petrolífera, industria essa financiadora de sua campanha, além de beneficiar seu pai e seu vice presidente. Detalhe, nenhum dos envolvidos preso, investigado, condenado… Tudo acabou numa grande pizza!

É inquestionável as vantagens econômicas, sociais e tecnológicas de muitos países em relação a nação verde amarela. Contudo os fatos comprovam que em termos de problemas e erros estamos navegando no mesmo barco. Enfim, o jardim deles também tem erva daninha. E como tem!

Temperando…® é uma coluna eletrônica semanal escrita por Frederico Dourado.

Política de Privacidade • 2017 (CC)