Morre aos 95 anos Hélio Gracie, o criador do Brazilian Jiu-Jitsu


Hélio sofria de leucemia aguda e foi enterrado as 17h desta quinta no cemitério municipal de Petróplis, região serrana do Rio de Janeiro, segundo boletim emitido pelo hospital, o Paraense de nascimento teve falência múltipla dos órgãos.

 

 

[image style=alignleft]helio-gracie_carlos-gracieOs irmãos Gracie em ação: Carlos (de pé) e Hélio[/image]

História:
Em 1914, o mestre de Jiu-Jitsu Japonês chamado Mitsuo Maeda (conhecido como conde Koma) veio ao Brasil em missão diplomática, em Belém do Pará conheceu Gastão Gracie, iniciando-se assim uma grande amizade.

Conde Koma, em razão da afinidade e dos favores prestados por Gastão, começou a ensinar o Jiu-Jitsu a Carlos Gracie (irmão de Gastão). Carlos, após aprender a arte, continuou a ensiná-la a seus irmãos (mais notadamente a Hélio Gracie, o caçula). Eles passaram então a refinar e aprimorar as técnicas aprendidas com Mitsuo Maeda.

Hélio Gracie juntamente com seu irmão Carlos Gracie, foram responsáveis pela difusão do Jiu-Jitsu no Brasil, para compensar seu biótipo franzino, Hélio aprimorou a parte de solo tradicional, através do uso do dispositivo de alavanca, dando-lhe a força extra que não possuía, tornando-as mais eficientes e acessíveis a qualquer pessoa, independente de força ou tamanho, criando assim o Brazilian Jiu-Jitsu (BJJ), considerada a mais eficiente arte marcial.

gracie_jiu-jitsuPara saber mais sobre Brazilian Jiu-Jitsu (BJJ) Leia o Livro: Gracie Jiu -Jitsu por Helio Gracie

O Grande Mestre Helio Gracie apresenta aqui o legado de sua vida. Por meio de um trabalho fotográfico de altíssima qualidade, você vai vê-lo demonstrar, passo a passo, os detalhes de sua técnica, em imagens enriquecidas por minuciosa descrição de cada movimento.

Também vai poder conhecer passagens fascinantes de sua vida, sua ideologia com o professor dos professores e os princípios da Dieta Gracie.

carlos-gracie_o-criador-de-uma-dinastiaPara conhecer mais detalhe da saga da Família Gracie, leia também: CARLOS GRACIE – O Criador De Uma Dinastia

A biografia de Carlos Gracie, escrita por sua filha Reila Gracie, tem como propósito revelar os momentos mais emocionantes e mais decisivos para a formação desta família brasileira que tem uma importância fenomenal para a história das artes marciais no mundo.

Ao esquadrinhar a história da família, Reila tinha como objetivo restituir a Carlos Gracie o título de verdadeiro criador da luta conhecida hoje em todo mundo como Brazilian jiu jitsu.

A primazia de Carlos nunca foi negada por Hélio, onze anos mais moço e seu discípulo, mas foi sendo apagada pelo tempo, pelo enorme sucesso do irmão nos ringues e por intermináveis disputas entre os descendentes dos dois patriarcas pelo uso comercial do nome Gracie.

ARTIGOS RELACIONADOS
Política de Privacidade • 2017 (CC)