Medindo a potencia Watt com um Multímetro


Para economizar energia, deve se primeiro saber o que em sua casa esta gastando e a quantidade, visto que o valor que vem marcado em alguns eletrodomésticos não é o valor real, devido as variações de voltagem e outros fatores característicos de cada local.

O consumo é medido em: kWH ( Kilo Watt Hora) por exemplo um lâmpada fluorescente de 15W (0,015kW) ligados por 8 horas por dia durante 30 dias no final do mês consome: 0,015 x 8 x 30 = 3,6 kWh.

Mas como medir o valor real dos seus eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos, você vai precisar apenas de um multímetro que mede corrente alternada “AC

Primeiro você mede a voltagem, teoricamente deveria ser 220 ou 110 dependendo da cidade, mas não é o valor exato e varia muito, faça essa medida com o multímetro.

Em seguida faça a medida da corrente, como mostrada na figura abaixo,

multimetro.gif

faça uma adaptação com uma extensão, a potencia real é dada pela formula:
P = V x I (Potencia = Voltagem x Corrente) Exemplo: a voltagem medida foi de:
225 Volts e a corrente foi de 1,5 Ampère, logo a potencia real do aparelho é igual a:
225 x 1,5 = 337,5 W = 0,3375 kW.

Da pra fazer medida de tudo, chuveiro, ferro, computador, geladeira, etc e ai você vai saber quanto cada um gasta por mês.

ARTIGOS RELACIONADOS
  • elias

    Muito boa explicação

  • Nenelokao

    Realmente muito boa explicação…

  • erisson

    gostei muito da explicação, me ajudou muito!

  • SERGIO

    Gostei muito foi bem informal
    Meus parabéns

  • Cassio

    Na verdade, o produto V*I não corresponde à potênciaumi efetivamente consda pelo aparelho. Uma terceira grandeza (chamada fator de potência – P=V*I*fp) deveria ser considerada. Para se ter idéia, para uma lâmpada fluorescente o procedimento citado nesse post resultaria num valor duas vezes maior que a real potência gasta pela mesma (a que você paga). De qualquer forma, tal raciocínio (P=V*I) pode ser utilizado para aparelhos puramente resistivos, como chuveiros, ferros elétricos, churrasqueiras elétricas, lâmpadas incandescentes – fp=1. Admitindo-se medidas um tanto grosseiras, multiplique o valor encontrado por 0,8 quando observar eletrodomésticos como TV, Som etc (P=V*I*0,8) – isso é uma consideração bem generalizada. Para lâmpadas, o fp é indicado no corpo da mesma (por volta de 0,6 – P=V*I*0,6).

  • Ricardo

    Seguinte, fiz os testes em um notebook e achei estranho a leitura de 0.7 A na corrente, quando o input da fonte traz o valor de 1.3 A (100-240V)…é isso mesmo?
    Testei numa rede 127 V.

Política de Privacidade • 2017 (CC)